Início

Homilia Diária 11/02/2020 - Nossa Senhora de Lourdes

Resultado de imagem para nossa senhora de lourdes
Caríssimos irmãos, neste dia celebramos com muita alegria Nossa Senhora de Lourdes.
Esta aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette em uma gruta, ali na França, nos recorda o nascimento de Nosso Senhor. Hoje em dia, a cultura popular e até mesmo da Igreja nos apresenta um estábulo com animais em volta, enfim. Não foi bem assim. Pesquisando mais profundamente vemos que era uma gruta, tal como esta que a Sempre Mãe de Deus apareceu. A gruta nos mostra o desapego. As grutas e cavernas no Antigo Testamento serviram de casa para os leprosos e doentes, é ali que a Mãe de Jesus apareceu.
Desejo de modo muito especial nesta reflexão focar na segunda leitura e no evangelho. A segunda leitura nos traz um trecho do livro do Profeta Isaías, um dos profetas maiores do antigo testamento. Nosso Senhor fala a Acaz ordenando que ele enviasse um sinal dos céus ou das profundezas da terra, mas Acaz se nega, alegando que não tentaria o Senhor, isto é testá-lo.
Amados irmãos, nesta leitura vemos a profecia do nascimento do filho de Deus, que como diz a Dei Verbum do Concílio Vaticano II "é Cristo o testemunho perene de si mesmo ao mundo." Quem vê a Nosso Senhor, diz ele mesmo, vê Seu Pai que está nos céus. Quem vê a Mãe também vê o Filho. Aqui está a chave para entender todas as Aparições da Santíssima Virgem. Ela sempre vem em algum momento nos alertar, a pedido de seu Divino Filho, sobre os perigos que se aproximam. Essas aparições são como os dois testamentos. Não são distintos e diferentes. Eles se completam. As Aparições da Virgem Santíssima Também.
A chave para entendermos as aparições de Nossa Senhora em todo mundo é, em sua maioria, a quem Ela aparece. Em Lourdes, Santa Bernadette não é uma menina muito formosa, é muito baixa, sua pequenez causava até espanto. Era uma menina pobre e assim como em Fátima, com Lúcia, foi vítima de acusações e calúnias por parte de muitas pessoas, inclusive de suas famílias. Além disso vemos também a preferência de Deus e de Maria pelas pessoas humildes. A história de Santa Bernadette nos mostra uma menina muito sofrida mas de fé bastante inabalável, tal como a nossa deve ser perante as dificuldades da vida.
Nossa Senhora, como em todas as aparições, nos apresenta o terço em suas mãos, nos fazendo um singelo convite, a recitação do seu saltério. Nos faz os mesmos pedidos de sempre; rezar pela conversão dos pecadores e fazer penitência. Santa Teresa D'Ávila diz que a oração é a porta do castelo de nossa alma. Nossa Senhora quer que deixemos a porta de nossos corações bem abertas para que seu Divino Filho entre e nele faça morada, seu reinado. Mas também devemos ter cuidado pois com a porta aberta qualquer um pode entrar, sobretudo o inimigo de Deus. Temos nossos corações mal inclinados, com paixões desordenadas, por isso devemos mortificar nossos sentidos para quando o Noivo de nossa alma chegar, estejamos preparados para o banquete nupcial.
Assim como Acaz se não pedimos sinais a Deus com medo de afrontá-lo ou testá-lo, ele mesmo manda seu sinal, manda profetas, manda Sua própria Mãe. Ela nos comunica a mesma mensagem de sempre, a de nos convertermos e nos santificarmos. Ela sempre aparece aos mais humildes, se queremos ter sinais devemos ser, assim como Bernadette humildes, querer sempre ser os últimos e e indignos de qualquer graça de Deus.

Que Nossa Senhora de Lourdes possa interceder por nós neste dia e alcançar de Seu Benditíssimo Filho o perdão de todos os nossos pecados.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dom Joseph Sarto-Ratzinger,
Fraternidade S. Paulo