Início

Sermão - o fim dos tempos

Resultado de imagem para gustave dore apocalipsisAmados irmãos muitas coisas sabemos do Juízo universal, e só duas ignoramos: quando será e quais de nós são os que estarão do lado direito de Nosso Senhor.
Muitas coisas sabemos deste grande dia, todas aquelas coisas que nos fazem sentir medo e ansiedade, mas só duas coisas nisto tudo ignoramos. Sabemos que antes do dia do Juío, o sol irá escurecer. Sabemos que a lua será coberta com sangue. Sabemos que aquelas estrelas que para tantos navegantes serviram de guia serão desencaixadas de seus orbes e irão cair na terra.
Sabemos que depois de tantos triste sinais - que o evangelho nos apresenta como início das dores - há de chover um dilúvio, tal como aquele que ocorrera nos tempos de Noé, só que desta vez de fogo. Isso tudo será o fim dos homens, das coisas que tanto deram valor. Com fogo serão consumidas todas suas ambições, vaidades e vãs dedicações.
Neste profundo silêncio de tudo que se foi, ouviremos o som de uma trombeta, cuja voz como que de muitas vozes, se levantarão de sepulcros os mortos. Não sairão deles na mesma figura, mas em muitas e tenebrosas. Cada um trará no semblante o retrato de sua figura que fora. Voltando a povoar esta terra com todos os que hoje são, com todos os que se foram, há de se abrir no céu uma grande porta, como diz São João no Apocalipse. Dela saiirá cercada de resplendor muita luz, luz esta que fará inveja a qualquer astro que brilhara em tempos de glória, a cruz de Nosso Senhor. Verão esta cruz todos aqueles que se entregaram aos vícios, às suas paixões e não adoraram o Senhor da Glória. Esta cruz sairá triunfante e jubilosa seguida de todos os coros de anjos.
Enfim aparecerá, cercado de luz, glória e esplendor o majestoso Rei do Universo. Agora não mais como advogado, mas como Juiz das criaturas que tanto amou. Ali, em tremendo consistório, será adorado não só pelos homens, mas também por aqueles demônios que um dia a Seu Deus serviram. Aparecerão tamBém os Apóstolos para assessorar o julgamento, representando as doze tribos
Os homens, já desenganados e despidos de todos os falsos respeitos que se lhes guardavam na vida, sem confusão nem resistência, serão postos, segundo sua sentença, ao lado direito e esquerdo do Redentor do mundo.
Nem mesmo aquela mãe de misericórdia que esse mesmo Juiz nos deu será capaz de por aqueles condenados interceder. Abertos os processos, serão lançados juntos com os demônios em lago de fogo e enxofre todos aqueles que, por sua própria vontade, negaram se saciar e participar do banquete das Núpcias do Cordeiro. Essa sentença será expressada pela mesma boca que tantas vezes nos exortou à penitência dos pecados, que tanto tempo nos esperou abandonado, prisioneiro em seu tabernáculo nas Igrejas.
Enfim serão e estarão condenados e sepultados todos os homens malditos ardendo naquele fogo para enquanto Deus for Deus.
Meus muito caros irmãos, estas são as coisas que sabemos que irão ocorrer pois este mesmo Juiz, enquanto ainda é nosso bom advogado, nos alertou. Não sabemos que dia seremos postos em julgamento nem mesmo sabemos - o Juíz já o sabe - quem estará do lado direito e esquerdo.
Ouçamos o bom Jesus, o nosso Bom Pastor e deixemos penetrar em nossos corações mesquinhos e desordenados os raios de luz para que nossa cegueira seja dissipada e tornemos a enxergar a Bondade de Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dom Joseph Sarto-Ratzinger,
Fraternidade S. Paulo